comercial@jpbservicos.com.br

EFICIÊNCIA EM ILUMINAÇÃO

Iluminação vai muito além de apenas estética em um ambiente. Quando pensamos em eficiência na iluminação, devemos levar em conta a beleza dos equipamentos a serem utilizados, bem como a durabilidade, iluminância e economia que pode gerar.

 

Existem normas técnicas com indicação mínima de iluminância em cada local de atividade, essa norma  é a NBR 8995.

 

A economia gerada pela modernização na iluminação pode gerar economia de até 80% no consumo energético do sistema, levando em consideração a mesma iluminância, porém sabemos que grande parte dos ambientes existem déficits na iluminância.

 

"Uma boa iluminação propicia a visualização do ambiente, permitindo que as pessoas vejam, se movam com segurança e desempenhem tarefas visuais de maneira eficiente, precisa e segura, sem causar fadiga visual e desconforto. A iluminação pode ser natural, artificial ou uma combinação de amb as.

 

Uma boa iluminação requer igual atenção para a quantidade e qualidade da iluminação. Embora seja necessária a provisão de uma iluminância suficiente em uma tarefa, em muitos exemplos a visibilidade depende da maneira pela qual a luz é fornecida, das características da cor da fonte de luz e da superfície em conjunto com o nível de ofuscamento do sistema. Nesta Norma foi levada em consideração não apenas a iluminância, mas também o limite referente ao desconforto por ofuscamento e o índice de reprodução de cor mínimo da fonte para especidicar os vários locais de trabalho e tipos de tarefas. Os parâmetros para criar as condições visuais confortáveis estão propostos no corpo desta Norma. Os valores recomendados foram considerados, a fim de representar um balanço razoável, respeitando os requisitos de segurança, saúde e um desempenho eficiente do trabalho. Os valores podem ser atingidos com a utilização de soluções energeticamente eficientes.

 

Existem também parâmetros ergonômicos visuais, como a capacidade de percepção e as características e atributos da tarefa, que determinam a qualidade das habilidades visuais do usuário e, consequentemente, os níveis de desempenho. Em alguns casos a otimização destes fatores de influência pode melhorar o desempenho sem ser neessário aumentar os níveis de iluminância. Por exemplo, pela melhora do contraste na tarefa, ampliando as visualizações de própria tarefa através do uso de equipamentos de auxílio à visão (óculos) e pela provisão de sistemas de iluminação especiais com capacidade de uma iluminação local direcional."

 

*Trecho tirado da NBR 8995.

 

 

QUEM NÓS ATENDEMOS

ESCRITÓRIOS E COWORKING

SHOPPINGS E GALERIAS

SUPERMERCADOS E LOJAS

ESTACIONAMENTOS

CONSTRUTORAS

REDES E FRANQUIAS

POSTO DE ABASTECIMENTO E SERVIÇOS

RESIDÊNCIAS E CONDOMÍNIOS

CLUBES E ACADEMIAS

ENTRE EM CONTATO E CONSULTE-NOS

 

comercial@jpbservicos.com.br

 

WhatsApps: (21) 4126-8575 | 98025-9879

EMPRESA ASSOCIADA AO

ALL YOU NEED BRASIL

Telefones: (21) 4126-8575 | 4126-8576 | 98025-9879 | E-mail: comercial@jpbservicos.com.br

Todos os direitos reservados ao Grupo F.Schiller Empreendimentos e Participações

Site desenvolvido por:

Word Brasil Comunicação & Marketing